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A estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS) é uma técnica de neuromodulação não invasiva que utiliza uma corrente elétrica de baixa intensidade para estimular áreas específicas do cérebro. Ao alterar a excitabilidade neuronal, o tDCS pode potencializar o aprendizado, melhorar o desempenho cognitivo, auxiliar na reabilitação neurológica e tratar condições como depressão, dor crônica, e transtornos do humor. Essa técnica é amplamente estudada e aplicada em diversas áreas, incluindo neurociências, psicologia, fisioterapia, e educação física.

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Nosso curso de tDCS é uma oportunidade única para profissionais de diversas áreas aprofundarem seus conhecimentos em uma das técnicas mais promissoras de neuromodulação. Com uma abordagem multidisciplinar, o curso reúne médicos, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, fonoaudiólogos, psiquiatras, entre outros especialistas com formação acadêmica de ponta, incluindo mestres e doutores em neurociências.


60h total, sendo 25h de prática supervisionada

O curso abrange desde os fundamentos teóricos até a aplicação prática do tDCS. Na parte teórica, serão discutidos os princípios básicos da estimulação transcraniana, as diferentes áreas de aplicação clínica e os protocolos mais eficazes baseados em evidências científicas.

ATENDENDO REQUISITOS


Para garantir uma formação completa e atender aos requisitos do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), o curso conta com 25h de prática supervisionada. Nessa etapa, os alunos terão a oportunidade de aplicar a técnica de tDCS em situações controladas, sob a supervisão de profissionais experientes.

FORMAÇÃO MULTIDISCIPLINAR


Com a participação de professores de diversas especialidades, o curso oferece uma visão integrada e abrangente da neuromodulação, permitindo que os alunos explorem as aplicações do tDCS em diferentes contextos clínicos e de pesquisa.


CONTEÚDO

ATUALIZADO

Nosso corpo docente é composto por profissionais altamente qualificados e em constante atualização. Eles trazem para o curso as últimas descobertas científicas e as melhores práticas para o uso do tDCS, garantindo uma formação alinhada com os avanços mais recentes da neurociência.

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG), Mestrado em Psicofarmacologia e Doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Pós-Doutorado em Farmacologia Terapêutica e Comportamental pela "Louisiana State University Health Science Center" EUA. Atualmente é Professora Titular Aposentada da Universidade Federal do Espírito Santo - ES. Atua na área de Neurociências, com ênfase em Ciências Cognitivas e Neuropsicofarmacologia, principalmente nos seguintes temas: Córtex Pré-Frontal, Memória Operacional, Funções Executivas, Transtornos Cognitivos, Transtorno do Uso de Substâncias, ERP (potenciais relacionados a eventos), Neuromodulação por Estimulação Cerebral por Corrente Contínua (transcraniana), e mais recentemente tem investido na elaboração conjunta (engenharia e psicologia) de um sistema de Neurofeedback para aplicação em transtornos neurocomportamentais.

Pesquisadora de Pós-doutorado (2019-atual) e Doutora em Saúde pelo departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (2017). Mestre em Psicologia na área “Processos sociais, Saúde e Desenvolvimento Psicológico” (2009) e psicóloga clínica, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora no Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas da Universidade Federal de São Paulo (LINC-UNIFESP), no Programa de Esquizofrenia – UNIFESP (Proesq- UNIFESP) e no Grupo de Apoio as Psicoses Iniciais (GAPI), onde investiga os efeitos de intervenções não farmacológicas (neuromodulação, neurofeedback e treinamento cognitivo) e da variabilidade da frequência cardíaca em esquizofrenia

Mestre e doutora em Neurociências pela FMRP-USP, Especialista em Disfagia, Linguagem e Fonoaudiologia Neurofuncional, Sócia-proprietária do Centro Especializado em Reabilitação Neurofuncional e da Adapt Alimentação Adaptada

Mestre em Fisioterapia pela UFPE; Doutora em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFPE; Professora do curso de fisioterapia da UFPE; Professora de pós-graduações ; Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN); Membro do Núcleo de Assistência e Pesquisa em Neuromodulação (Rede NaPEN); Autora de artigos na área de neuromodulação; Mais de 14 anos de experiência na área de estimulação cerebral não invasiva. 

Pós-doutorando vinculado ao CNPq, com doutorado em Educação Física pela UFPB e período sanduíche na The City College of New York, financiado pela Fulbright. É mestre em Ciências da Reabilitação pela UFRN e possui graduação em Fisioterapia (UFPE) e Educação Física (UPE). Sua atuação concentra-se em neuromodulação, com foco na estimulação transcraniana por corrente contínua aplicada à dor.

Pós-doutorando vinculado ao CNPq, com doutorado em Educação Física pela UFPB e período sanduíche na The City College of New York, financiado pela Fulbright. É mestre em Ciências da Reabilitação pela UFRN e possui graduação em Fisioterapia (UFPE) e Educação Física (UPE). Sua atuação concentra-se em neuromodulação, com foco na estimulação transcraniana por corrente contínua aplicada à dor.

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001). Especialista em neuropsicologia e psicopedagogia. Atua na área clínica com avaliação e reabilitação neuropsicológica. É coordenadora de educação na Empresa Neurowork tecnologias aplicadas à saúde e educação. Ministra cursos de formação de Biofeedback, Neurofeedback e Realidade virtual desde 2012.

Bacharel em Psicologia – Universidade Positivo (Curitiba/Pr); Doutorando em Psicologia - UCES Argentina; Formação em reabilitação Neuropsicológica - USP/SP; Pós-Graduado Psicologia Transgenerativa - IHRB/FATEC-PR; Pós-Graduando Neurociências, Mindfulness e Psicologia Positiva - PUC/Pr; Formação em Neuromodulação - Neurowork Formação em Biofeedback Cardiovascular CardioEmotion pela Escola e Clínica Intelectus/SP; Formação em Mindfulness – Meditação e Atenção Plena pelo Instituto Universo Mindfulness de Curitiba.

*corpo docente sujeito a alterações conforme a disponibilidade dos profissionais e as necessidades do curso. Garantimos sempre a presença de especialistas altamente qualificados.

• Neuroanatomia

• História do tDCS

• Neurofisiologia da tDCS

• Princípios físicos, fisiológicos e fundamentos da estimulação transcraniana por corrente contínua

• Equipamentos de tDCS

• Sistema de avaliação e acompanhamento/ quantificação de resposta

• Aplicações clínicas nos distúrbios emocionais e cognitivos

• Aplicações clínicas nos distúrbios motores de doenças neurológicas

• Aplicações clínicas nos distúrbios do movimento em doenças neurodegenerativas 

• Aplicações clínicas nos distúrbios da criança e do adolescente

• Aplicações clínicas distúrbios de dor

• Aplicações clínicas em adictos

• Aplicações clínicas nos distúrbios de linguagem, deglutição e audição

• Aplicações clínicas alto desempenho

• Primeiros-socorros

• Aplicações em esquizofrenia

• Considerações éticas e segurança

• Discussão de resultados e evidências científicas: Estudo de casos.

• Diferentes sistemas de localização cortical

• Configuração do equipamento

• Prática de protocolos

• Prática supervisionada

NeuroWork Tecnologias


Endereço: R. Valério Haisi, 12 - Santa Felicidade, Curitiba - PR, 82020-680


Telefone: (41) 99265-3916

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